27.1.11

Dispositivos de Armazenamento Ópticos

Os dispositivos de armazenamento ópticos realizam a leitura e a gravação e dados através de processos ópticos (tecnologia laser).Alinhar à esquerda
Existem diferentes tipos de dispositivos de armazenamento ópticos, como o CD e o DVD.

O CD (Compact Disc) ou CD-ROM(Compact Disc Read-Only Memory) permitem gravar qualquer tipo de multimédia, seja estática ou dinâmica. No entanto, não consegue reproduzir vídeos, algo que foi conseguido com o “aparecimento” do DVD (Digital Video Disc).


Quanto ao processo de gravação podemos encontrar três formas distintas do CD. Uma delas é o CD-R (Compact Disc-Recordable) que foi a primeira a surgir e outra é o CD-RW (Compact Disc-R-Writable). A principal diferença entre estas entre elas é o facto do CD-RW poder ser gravado várias vezes, enquanto que o CD-R só pode ser gravado uma vez (depois de gravado a primeira vez torna-se inalterável).



Uma terceira forma do CD é o Mini CD que é em tudo semelhante aos CD’s mas apresentam dimensões e capacidade reduzidas. Enquanto que um CD possui, normalmente, 12 cm de diâmetro e 700 MB de capacidade de armazenamento, o Mini CD têm um diâmetro de 8 cm e uma capacidade de 180 MB.



Também é comum catalogar os CD’s quanto ao seu formato:

Audio:

a) CD-Digital Audio: Este formato foi o primeiro destinado para a gravação de áudio com elevada qualidade. No CD-Digital Audio, ficheiros podem ser reproduzidos em qualquer leitor de CD.



b) CD-Text : Os CD-Text são um avanço na gravação de áudio digital no CD, uma vez que também permitem o armazenamento de texto. Normalmente este texto refere-se aos títulos e aos interpretes das músicas gravadas no CD.


c) Enhanced Music CD: Este formato distingue-se dos restantes pelo facto das pistas de áudio serem gravadas no início do CD e as pistas de dados no fim.


d) Super Audio CD: Este formato foi desenvolvido por uma parceria entre a Sony e a Philips e baseia-se no aperfeiçoamento da amostragem e do nível da quantização do sinal. Assim obtêm-se melhorias na gravação e a reprodução dos sinais digitais.

Video:

e) CD- ROM XA: Combina audio, video e textos, permitindo que todos sejam reproduzidos simultaneamente.


f) Photo-CD: São um suporte alternativo para o armazenamento de fotorafias no formato digital.






g) Video CD: Armazena filmes que podem ser reproduzidos no computador.



h) Super Video CD: Foi desenvolcido para completar o Video CD, no entanto, a nível tecnológico aproxima-se mais do DVD do que do CD. Os CD's gravados em formato Super Video CD, contem sequências de vídeo MPEG-2, com qualidade superior em relação ao vídeo CD.



CD Multisessão: é semelhante ao CD-RW, tendo o inconveniente de sempre que se acrescenta um dado ao CD, este perde uma capacidade de armazenameto de cerca de 15 MB de espaço util do CD

Sem comentários:

Enviar um comentário