23.1.11

Dispositivos de Entrada, Saída e Mistos

Os dispositivos (ou periféricos) permitem a comunicação do computador com o exterior e podem classificar-se de três formas distintas:

1) Dispositivos de entrada (input)
2) Dispositivos de saída (output)
3) Dispositivos mistos (input/output)

1) Os dispositivos de entrada permitem o envio de informação do exterior para m sistema informático. Algum Hardware com esta funcionalidade é: Teclado, Rato, Caneta Óptica, Microfone, Webcam, Scanner, Touchpad.

a) Teclado: Utilizado pelo utilizador para introduzir dados no sistema informático. O teclado possui várias teclas que estão ligadas a um chip, no seu interior, que é responsável pela detecção da tecla e pelo envio da informação ao sistema. O teclado é utilizado maioritariamente para a produção de texto mas também tem a funcionalidade de executar alguns controlos.

b) Rato: O rato é utilizado para movimentar o cursor sobre o ecrã. Assim, podemos seleccionar os atalhos de uma forma muito mais simples, sem a necessidade de realizar determinados comandos com o teclado.

c) Caneta óptica: Permite escrever ou desenhar sobre um ecrã sensível ao toque e "transferir" tudo aquilo que se desenhou ou escreveu para o sistema informático.

d) Microfone: As vibrações resultantes da propagação de uma onda sonora são captadas pelo microfone, fazendo vibrar uma membrana contida no seu interior. Esta membrana está ligada a uma bobina que ira mover-se, o que aliado ao facto de existir um íman no interior do microfone (provocando uma corrente magnética) vai criar uma corrente eléctrica que é a conversão do sinal sonoro num sinal eléctrico. Assim, o microfone baseia-se no principio da indução electromagnética.

e) Webcam: Captura imagens da realidade e transfere-as para o computador. As webcams são ligadas ao computador, normalmente, por conexões USB.



f) Scanner: O Scanner realiza o processo inverso ao da impressora, isto é, digitaliza documentos impressos (fotos,textos, etc) para o computador.

g) Touchpad: Tem a mesma funcionalidade do rato e é utilizado nos computadores portáteis.


h) Joystick: Este periférico é utilizado habitualmente para controlar jogos de vídeo.

2) Os dispositivos de saída: Permitem o envio de informação do computado para o exterior, como por exemplo: Impressora, Monitor, Retro-projector, Plotter, Auscultadores.

a) Impressora: Podem ser conectadas a um ou vários computadores e têm a função de imprimir textos,gráficos,imagens ou qualquer aplicação.
b) Monitor: Transmite, visualmente, a informação do sistema.Actuamente podemos classificar os monitores de duas formas. Os tradicionais CTR (Cathodic Ray Tube) e os modernos LCD (Liquid Cristal Display).

c) Retro-projector: Tem a mesma função do monitor, ou seja, apresenta imagens ao utilizador. No caso do retro-projector estas imagens são projectadas em telas ou mesmo em paredes.
d) Plotter: Imprimem desenhos de elevadas dimensões, rigor e qualidade. São utilizadas em contextos muito específicos, como na impressão de projectos arquitectónicos.


e) Auscultadores: Podemos considerar os auscultadores pequenos altifalantes que transmitem a informação sonora do sistema para o utilizador e, tal como os microfones, baseiam-se na indução electromagnética, mas no sentido inverso (sinal eléctrico -> sinal sonoro).


3) Os dispositivos mistos permitem a troca de dados entre o utilizador e o sistema informático em ambos os sentidos (recebe dados do exterior e também envia dados do sistema informático para o utilizador).

a) Drive: É responsável pela leitura dos dispositivos de armazenamento e pela escrita nesses mesmos dispositivos.

b)Ecrã Touch: Este ecrã é um "dois em um" uma vez que apresenta a imagem ao utilizador e dispensa a utilização de um segundo dispositivo periférico para introduzir dados no sistema informático (como escrever um texto), uma vez que um toque neste mesmo ecrã é suficiente para dar determinadas instruções ao sistema.


c) Wireless: Através de uma rede de computadores ligada por wireless (rede sem fios) é possivel receber informações da rede ou disponibilizar informação para a rede. O melhor exemplo é a internet.



Sem comentários:

Enviar um comentário