3.2.11

Sistemas de Ficheiros

Sistemas de Ficheiros são as diversas formas do sistema operativo organizar o armazenamento de dados em CD’s e DVD’s. É ainda responsável pela organização e acesso à informação e pela gestão do espaço físico ocupado pelos ficheiros no disco.

Os CD’s possuem sistemas de armazenamento que são definidos em livros identificados por cores:


















Os DVD’s também possuem livros próprios para a especificar os sistemas de ficheiros usados em cada um dos formatos:














O quadro seguinte apresenta os vários sistemas que permitem organizar e disponibilizar ficheiros em CD e DVD.














Descrição das normas:

ISO 9660: Conjunto de especificações sobre a organização lógica de um CD e permite a organização hierárquica da informação (em ficheiros e pastas).
Os sistemas de ficheiros concebidos através destras normas têm a vantagem de serem compatíveis com todos os sistemas operativos.
Este sistema de ficheiros desenvolveu-se em três níveis:


-->Nível 1:
Limita o nome dos ficheiros e directórios a 8 caracteres e o nome da extensão do ficheiro a 3 caracteres.
Permite o uso dos seguintes caracteres: A-Z, 0-9 e o carácter underscore (_).

--> Nível 2:
O limite de caracteres utilizados para atribuir nomes aos ficheiros foi aumentado para 31 caracteres. No entanto, a restrição de ficheiros com nomes longos apresenta alguns problemas.

-->Nível 3:
Não existem restrições para o nome dos ficheiros e directórios.

Extensão Joliet: Foi desenvolvida para acompanhar o desenvolvimento das especificações dos sistemas operativos que iam surgindo sem perder a compatibilidade com o MS-DOS.
Duas das inovações que a extensão Joliet apresenta em relação as normas ISSO 9660 são:
-Utilização de nomes longos, até 64 caracteres.
-Árvore de directórios acima de 8 níveis

Extensão Rock Ridge: Inclui especificações adicionais compatíveis com o sistema operativo Unix/Linux .
Esta extensão apenas suporta nomes de directórios e ficheiros com 31 caracteres.

Extensão El Torito: Esta especificação foi criada para permitir a criação dos CD’s de arranque de um computador.

ISO 13346: É uma norma internacional criada em 1995 e que tem sofrido várias modificações até a actualidade. É responsável pela definição da estrutura e do volume dos ficheiros dos suportes de armazenamento que transferem a informação de uma forma não sequencial.

UDF: Desenvolvido pela Optical Storage Technology Association (OSTA), este sistema de ficheiros permite a gravação e arquivos superiores a 1 GB. E é capaz de suportar nomes de ficheiros longos, árvores de directórios longas , ficheiros pequenos, ficheiros grandes e acesso a listas de controlo.

Moun-rainier: Permite gravar e regravar os CD’s de uma forma rápida. Para além disso, tem as enormes vantagens de criar bachup’s de dados para CD’s e de permitir a inclusão dos ficheiros através de arraste.


2.2.11

Softwares de edição

Edição de Imagem



Hoje em dia há inúmeros programas de edição de imagem, mas os mais usados actualmente é o THE GIMP e o PHOTOSHOP.




GIMP:GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens.O The Gimp foi criado originalmente para o Linux, mas agora ganhou uma versão para Windows. Embora seja grátis, ele não fica devendo nada aos programas mais famosos da categoria: são milhares de recursos, entre filtros e efeitos — capazes de fazer mágica com quaisquer imagens. Além da grande quantidade de ferramentas, o programa oferece um conjunto de scripts que permitem aumentar os efeitos indeterminadamente, dando mais liberdade ao usuário.



PHOTOSHOP : Conhecido principalmente graças à criação de imagens publicitarias e de moda, o Photoshop é útil para diversas áreas, como a fotografia. Claro que é possível consertar muita coisa através do aplicativo, porém em termos de imagem fotográfica, o ideal é ter o máximo de qualidade já na captura e utilizar o programa apenas para acertar detalhes.

Edição de som:


O programa mais usado hoje em dia, por ser de código aberto é o AUDACITY


AUDACITY: É um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons. Tem a funcionalidade de editar as músicas usando cortes, serve para copiar e colar recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), dando também para aplicar efeitos na gravação.


Edição de vídeo


Em semelhança o programa mais usado na edição de vídeo, também por ser gratuito é o MOVIE MAKER.


O Movie Maker é um programa padrão do Windows, é utilizado para a edição e criação de vídeos. Este programa suporta a inclusão de vídeos, imagens, arquivos de áudio e também legendas.









Recursos de Captação

Imagem
Os meios de captção de imagem são dois : as Maquinas Digitais e os Scanners


gdgfdgdgdg





Audio

O meio de captção mais usado nos dias de hoje é Microfone